I Concurso de Piano Pró Música

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO NACIONAL DE PIANO PRÓ MÚSICA

1. DOS OBJETIVOS

1.1. O 1º CONCURSO NACIONAL DE PIANO PRÓ MÚSICA, promovido pela secretaria e diretoria da Escola de Artes Pró Música tem como objetivo incentivar a cultura pianística entre crianças e jovens estudantes de todo o Brasil.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. Poderão inscrever-se pianistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. No ato de inscrição o candidato estrangeiro deverá apresentar documentação comprovando seu status de residente.

 

2.3. Os candidatos se inscreverão em uma das três categorias, divididas por faixa etária. A Categoria 1 é para estudantes de até 10 anos; a Categoria 2, para estudantes de 11 a 14 anos e a Categoria 3, para estudantes de 15 a 18 anos. Será considerada a idade do candidato no dia da prova.

 

2.4. As inscrições estarão abertas no site www.promusica.mus.br até 15 de maio de 2017. A ficha de inscrição será preenchida no próprio site. Nesta fase não haverá cobrança de taxa de inscrição.

2.5. O candidato deverá anexar na ficha de inscrição o link com uma gravação onde o mesmo aparece executando uma música de livre escolha, obrigatoriamente diferente daquela(s) que será(ão) apresentada(s) no dia da prova. Essa gravação deverá ser feita sem cortes e sem edições e deverá ser colocada na plataforma do YouTube (www.youtube.com).

2.6. Uma junta de professores de piano da Escola Pró Música fará uma pré-seleção dos candidatos mediante análise dos vídeos postados, escolhendo não mais do que 30 candidatos (até 10 de cada categoria) para participarem do concurso. A lista dos candidatos aprovados nessa pré-seleção será divulgada no site da Pró Música (www.promusica.mus.br) no dia 20 de maio de 2017.

2.7. Os alunos selecionados deverão enviar email para promusica@promusica.mus.br para confirmar a participação no concurso. Eles receberão, também por e-mail, um boleto para o pagamento da taxa de R$ 60 (sessenta) reais e a partir de então estarão definitivamente inscritos e aptos a participarem do concurso. No caso de menores de idade, o boleto será gerado no nome do pai ou responsável.

2.8. Os candidatos deverão entregar na secretaria da escola 3 cópias

da(s) partitura(s) a serem executadas na prova, antes do início das mesmas. As partituras também podem ser entregues via correio, e precisam, necessariamente, estar na escola até uma semana antes da data do concurso. O endereço para a postagem é Avenida Palmital no.41 -Jardim Flamboyant, Campinas, SP – CEP 13091-133.

3. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

3.1. Os participantes que desejarem poderão conhecer o piano em que serão realizadas as provas. No dia 21 de julho de 2017 entre as 9h e as 15h, cada candidato terá 10 (dez) minutos por ordem de chegada ao local: o Auditório da Escola Pró Música – Sala Kay F. Brown - Avenida Palmital, 41 – Jardim Flamboyant, em Campinas, SP.

3.2 No dia das provas a escola disponibilizará também 3 (três) pianos para estudos e/ou aquecimentos. Cada candidato terá direito a 15 minutos de uso dos pianos, por ordem de chegada e respeitando a necessidade dos candidatos.

 

4. DAS PROVAS

4.1. A Categoria 1 será constituída de uma seguida do anúncio e premiação dos vencedores. As categorias 2 e 3 terão : Classificatória e Final. Ao final da Etapa Classificatória serão anunciados os 3 candidatos escolhidos para a Etapa Final.

5. Repertório:

Em todas as categorias os candidatos terão um tempo máximo de 10 minutos para executar todas as suas peças. O candidato que ultrapassar o tempo máximo determinado será interrompido pela banca, mas não será desclassificado por esse motivo. Todas as peças, em todas as categorias, deverão obrigatoriamente ser executadas decor.

 

a) Categoria 1 – candidatos com até 10 anos.

Etapa Única: de 1 (uma) 3 (três) peças de livre escolha. A duração total das peças não poderá ser inferior a 5 minutos nem superior a 10 minutos.

 

b) Categoria 2 – candidatos com idade entre 11 e 14 anos.

Etapa Classificatória: 1 (uma) peça de livre escolha;

Etapa Final: 1 (uma) peça de autor brasileiro.

O candidato terá até 10 minutos para realizar cada uma das etapas.

 

c) Categoria 3 – candidatos com idade entre 15 e 18 anos.

Etapa Classificatória: 1 (um) movimento rápido de Sonata Clássica ou Romântica;

Etapa Final: 1 (uma) peça de autor brasileiro.

O candidato terá até 10 minutos para realizar cada uma das etapas.

 

6. DO PRÊMIO

6.1. Cada candidato escolhido, em cada uma das três categorias receberá um prêmio no valor de R$1000 (um mil) reais, que será entregue em cheque no dia da prova. O cheque será nominal ao candidato maior de idade, ou ao responsável nos casos dos candidatos menores de idade.

7. LOCAL E DATA DA PROVA

7.1. Todas as provas acontecerão no Auditório da Escola Pró Música – Sala Kay F. Brown - Avenida Palmital, 41 – Jardim Flamboyant, em Campinas, SP, no dia 22 de julho de 2017. Os candidatos devem se apresentar à secretaria 30 minutos antes do início da prova de cada categoria, quando será sorteada a ordem da execução das peças.

7.2 A prova da categoria 1 acontecerá das 8h às 10h, e às 10h30 será anunciado o vencedor.

7.3 A Etapa Classificatória da Categoria 2 acontecerá das 13h às 15h. Os candidatos devem Às 15h serão anunciados os 3 finalistas. A Etapa Final acontecerá às 19h, seguida da premiação.

7.4 A Etapa Classificatória da Categoria 3 acontecerá das 15h às 17h. Às 17h serão anunciados os 3 finalistas. A Etapa Final acontecerá às 20h, seguida da premiação.

 

8. APURAÇÃO DOS RESULTADOS E ENTREGA DOS PRÊMIOS

8.1. A apuração dos resultados das provas será realizada por uma banca formada por pianistas brasileiros de notória capacidade artística. Os critérios levados em consideração serão: a escolha do repertório, a qualidade da execução, a coerência com a partitura e a postura do candidato no palco.

8.2. A apuração dos resultados da categoria 1 será realizada logo após o término das apresentações dos candidatos e o resultado será anunciado às 10h30, no auditório da Sala Kay F. Brown, ocorrendo a entrega do prêmio logo em seguida.

8.3. A apuração dos resultados da categoria 2 será realizada logo após o término da Fase Final das apresentações dos candidatos e o resultado será anunciado às 15h, no auditório da Sala Kay Brown. A entrega do prêmio ocorrerá às 19h.

8.4. A apuração dos resultados da categoria 3 será realizada logo após o término da Fase Final das apresentações dos candidatos e o resultado será anunciado às 17h, no auditório da Sala Kay F. Brown. A entrega do prêmio ocorrerá às 20h.


8.5 A banca examinadora é soberana em suas decisões e não será questionada. Os participantes concordam em aceitar todos os resultados do concurso, contra os quais não caberá nenhum recurso.

9. HOSPEDAGEM E DEMAIS CUSTOS

9.1 Todos os custos decorrentes da participação no referido concurso são exclusivos de cada participante. A Escola de Artes Pró Música se isenta de qualquer responsabilidade referente aos mesmos.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO