top of page

 Musicalização Infantil  

Aline Marques

É de Fortaleza-CE. É batuqueira desde que se entende por gente e caminhou bastante pela cultura popular brasileira. Estudou ritmos de Matriz Africana no Núcleo de Africanidades Cearense na UFC, foi vocalista e percussionista de vários grupos musicais (Samba de Rosas, Cia Bate Palmas, Maracatu Solar e Samba de Yayá). É educadora musical desde 2010, é arteterapeuta e filósofa licenciada pela UECE e mora em Campinas desde 2015, onde é membro associada da Abraorff. Se encanta pelo universo da música, da brincadeira e da infância e sempre busca por formações complementares com grandes nomes da Educação Musical pelo mundo, tais como Sofia Lopez-Ibor, Verena Maschat, Estevão Marques, Uirá Kuhlmann, Keith Terry, Maristela Loureiro, Charles Raszl e muitos outros. Ela estuda piano, flauta doce, boomwhackers e percussão. E nessa brincadeira de aprender, batucar, cantarolar e ensinar, já trabalhou em algumas escolas, projetos e oficinas na sua cidade natal, aqui em São Paulo e até na França.

Érica Moreira

Érica Moreira é natural da cidade de Amparo-SP, filha de músicos. Após formar-se em Ciências Contábeis, dedicou-se à sua formação musical integrando, no Conservatório Integrado de Amparo, a classe do Curso Técnico de Música com habilitação em Canto Lírico, sob a orientação da Prof. Dra. Daniela Lino. Além de sua experiência como cantora em diversas formações musicais, incluindo MPB até a Música Clássica, tem atuado como professora de canto popular e erudito desde 2013 e educadora musical de bebês até adolescentes. Atualmente é graduanda em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNICAMP) nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Canto, na classe do Prof. Dr. Angelo Fernandes.

Marco Antonio Rosa

É formado em Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar, tendo tido aulas com Dra. Ilza Zenker Leme Joly. Concluiu Especialização em Ensino e Práticas Musicais/ Regência Coral pelo UNASP sob a orientação de Dr. Jetro Meira de Oliveira e Gerson Stencel Arrais. Fez curso de teclado com o Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, flauta doce com a Dra. Isamara Alves Carvalho na UFSCar e também no Sopro Novo da Yamaha. Desenvolve trabalhos como educador musical em escolas particulares com projetos de canto coral, flauta doce e musicalização na educação infantil e fundamental - anos iniciais. Trabalha como regente de corais e orientador vocal em igrejas, escolas e empresas, atuando também como Arte Educador. Atualmente cursa Artes Visuais na CLARETIANO. É professor da Pró Música desde 2014, lecionando teoria musical, musicalização, piano, teclado e flauta doce.

Raquel Dídimo

Formada pela Universidade Federal de Goiás em Bacharel em Piano e sequentemente em Educação Musical - Ensino Escolar onde após o término ingressou na Especialização em Performance na mesma instituição, onde teve aulas com Custódia Annunziata, Lúcia Barrenechea, Marília Labossiére, Lilian Meire e chegando em Campinas teve aulas com Mauricy Martin.

Renata de Oliveira Pavaneli

Professora da Escola de Artes Pró Música desde 1990, é Bacharel em Piano, Licenciada em Educação Artística, sendo aluna de Fulvia Escobar e Mauricy Martin. Mestre em Educação pela UFSCar, sob a orientação da Profa. Dra. Ilza Joly com pesquisa desenvolvida sobre o aprendizado da Leitura e Escrita Musical e Pós-Graduada em Neurociência Aplicada à Educação elo IBFE.  Na Pró-Música foi orientadora do Grupo MUSICOM junto com Marli Rossin e, em 1998 iniciou o curso de Musicalização para Bebês.  Participou de diversos cursos de extensão e de formação para professores, sendo aluna de Josette Feres, Carmen Mettig Rocha, Jacques Chapui, Violeta Gainza, Sofia López-Ibor, Verena Maschat, Helder Parente, Doug Goodkin, Gizele Cruz, Margareth Darezzo, Estêvão Marques, James Harding entre outros. É membro associada da ABRAORFF desde 2004. Em 2009 fundou o Grupo de Estudos da ABRAORFF Campinas, com sede na PróMúsica, onde promove cursos e oficinas sobre canto coral, danças folclóricas, jogos musicais e entre outros.

bottom of page