IV CONCURSO NACIONAL DE PIANO PRÓ MÚSICA | 26 de julho de 2020

O CONCURSO

Edições Anteriores: 20192018 - 2017

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10/07!

O resultado da Pré-Seleção sairá nesta página e nas nossas redes sociais (Instagram/Facebook) no dia 15/07.

O Concurso Nacional de Piano Pró Música tem como objetivo principal incentivar a cultura pianística entre crianças e jovens de todo o Brasil. Por isso, convidamos os estudantes de piano de até 17 anos a participarem do nosso concurso. 

Depois do sucesso das três primeiras edições, damos continuidade a este evento em julho deste ano. Receberemos Lucca Verdi, vencedor do III Concurso Nacional de Piano Pró Música, para abrir o evento deste ano no dia 25 de julho de 2020, às 20h, e o Recital de Abertura será transmitido pelo canal do YouTube da Fritz Dobbert. As provas acontecerão no dia 26 de julho de 2020, a partir das 9h. Essas audições são abertas ao público. O júri deste ano será composto pelos pianistas Diego Munhoz, Gloria Raimondi e Pedro Sperandio.

Como novidade deste ano, por conta do momento pelo qual estamos todos passando, tomamos a iniciativa de manter a realização do concurso, mas de forma virtual. O novo regulamento está disponível abaixo, com especificações sobre o acontecimento das provas.

As inscrições serão feitas exclusivamente a partir de 1º de abril pelo site no FORMULÁRIO que está disponível no final desta página.

O IV Concurso Nacional de Piano Pró Música é patrocinado pela Fritz Dobbert, e tem o apoio do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba.

REGULAMENTO

1.    DOS OBJETIVOS


1.1. O CONCURSO NACIONAL DE PIANO PRÓ MÚSICA, promovido pela Escola de Artes Pró Música, tem como objetivo incentivar a cultura pianística entre crianças e jovens estudantes de todo o Brasil.

2.    DA INSCRIÇÃO
 

2.1. Poderão inscrever-se pianistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. No ato de inscrição o candidato estrangeiro deverá apresentar documentação comprovando seu status de residente.

2.2. Os candidatos se inscreverão em uma das três Categorias, de acordo com a sua idade. A Categoria 1 é para candidatos de até 12 anos completos no dia da prova (26/07/2020); a Categoria 2, para candidatos de 13 a 15 anos completos no dia da prova e a Categoria 3, para candidatos de 16 a 17 anos completos no dia da prova.

2.3. As inscrições estarão abertas no período de ­­­1º de abril de 2020 a 30 de junho de 2020. A ficha de inscrição estará disponível no site www.promusica.mus.br e deverá ser preenchida e enviada pelo próprio site. Nesta Etapa não haverá cobrança de taxa de inscrição.

3.    PRÉ SELEÇÃO

3.1. O candidato deverá postar no site do YouTube (www.youtube.com) um vídeo no qual executa uma peça de livre escolha, que deve ser necessariamente distinta daquelas que vai apresentar no dia da prova. Essa gravação deverá ser feita sem cortes e sem edições. No ato da inscrição o candidato deve informar o endereço deste link.

3.2. Uma banca de professores de piano da Escola de Artes Pró Música fará uma pré-seleção dos candidatos mediante análise dos vídeos postados, escolhendo não mais do que 15 candidatos de cada Categoria para participarem do concurso. A lista dos candidatos aprovados nessa Pré-Seleção será divulgada no site da Pró Música (www.promusica.mus.br) no dia 10 de julho de 2020. 

 

3.3. Os candidatos selecionados na Pré-Seleção deverão confirmar por e-mail (promusica@promusica.mus.br) a sua participação no concurso. A inscrição no concurso estará concluída apenas após pagamento de um boleto de R$ 80 (oitenta reais) que os candidatos receberão por e-mail. Os boletos serão gerados no CPF do responsável, maior de idade, informado na ficha de inscrição.

3.4. Os candidatos deverão enviar para o e-mail promusica@promusica.mus.br, em formato PDF, as partituras a serem executadas nas provas, até o dia 24/07/2020. O e-mail deve ser enviado com assunto: “Partituras – nome do candidato – categoria do candidato”. 

4.    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 

4.1. As provas acontecerão virtualmente no dia 26 de julho de 2020, por meio de plataforma de streaming escolhida pela coordenação do evento. Os horários das provas serão enviados para o e-mail fornecido no formulário de inscrição. Os candidatos devem estar disponíveis online com 30 minutos de antecedência ao início das provas. O link de acesso à plataforma será enviado por e-mail.

4.2. A Pró Música agendará uma reunião online na semana anterior para que os candidatos possam testar sua conexão na plataforma streaming escolhida pela coordenação. Os horários para esse teste serão definidos por categoria e serão também informados por e-mail.

5.    DAS PROVAS
 

5.1. Todas as Categorias terão Duas Etapas: Classificatória e Final. Ao final da Etapa Classificatória serão anunciados os candidatos escolhidos para a Etapa Final.

 

5.2. Duração das provas:
Na Categoria 1 os candidatos terão um tempo máximo de 10 minutos para executar todas as suas peças. Nas Categorias 2 e 3, esse tempo será de 15 minutos em cada etapa. O candidato que ultrapassar o tempo máximo determinado será interrompido pelo júri, mas não será penalizado ou desclassificado por esse motivo. 

 

5.3. Execução das peças:
Todas as peças, em todas as Categorias, deverão obrigatoriamente ser executadas de cor. Fica a critério do júri a execução das repetições.

 

5.4. Repertório 
a) Categoria 1 – (até 12 anos)
Etapa Classificatória: 1 peça de livre escolha; 
Etapa Final: 1 peça de autor brasileiro.

 

b) Categoria 2 – (13 a 15 anos)
Etapa Classificatória: 1 movimento rápido de Sonata Clássica;
Etapa Final: 1 peça de autor brasileiro.

 

c) Categoria 3 – (16 a 17 anos)
Etapa Classificatória: 1 movimento rápido de Sonata Clássica ou Romântica;
Etapa Final: 1 peça de autor brasileiro.

5.4.1. Caso escolha uma peça que possua vários movimentos, o candidato pode optar por não tocar a peça inteira. O candidato deve apenas respeitar o limite de tempo indicado para a sua categoria.

5.5. É de inteira responsabilidade de cada candidato o acesso a uma internet de boa qualidade, para que não haja interrupção na execução durante as provas. O teste agendado na semana anterior ao concurso visa minimizar o risco de problemas desse tipo, e a escola se colocará à disposição para realizar outros testes individuais, se necessário. Qualquer impedimento no estabelecimento de conexão estável do candidato durante a prova resultará na sua desclassificação do concurso. 

 

5.6. A captação da imagem deve ser feita com câmera parada, de forma que sejam visíveis as mãos, o perfil do candidato e os pedais do instrumento.

 

5.7. O piano no qual o candidato executará as provas deve ser acústico, vertical ou de cauda. Não serão admitidas provas feitas em piano digital. O bom funcionamento e a afinação do instrumento são de inteira responsabilidade do candidato. 

6.    DO PRÊMIO
 

6.1. Em cada Categoria serão premiados com certificado os 1º, 2º e 3º lugares.

6.2. É competência e direito do júri não declarar prêmio para qualquer Categoria ou colocação, caso considere não haver candidato que faça jus ao prêmio.

6.3. Além do certificado, o 1º colocado de cada categoria ganhará uma bolsa integral para participar do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2021 (www.eipianopira.com); os 2º e 3º colocados receberão bolsa de 50%. Todos os vencedores se apresentarão em recital presencial ou virtual a ser agendado oportunamente.

7.     JÚRI
 

7.1. O julgamento e a apuração dos resultados das provas serão realizados por um júri formado por pianistas brasileiros de notória capacidade artística. Os critérios levados em consideração serão: a escolha do repertório, a qualidade da execução, a coerência com a partitura e a postura do candidato no palco.

7.2. Ao final de cada Etapa Classificatória, o júri escolherá em reunião secreta os candidatos classificados para a etapa seguinte. O número de classificados para a Etapa Final não deve ser menor de 3 (três). Um membro do júri, ou alguém indicado pelo mesmo, anunciará, em ordem alfabética, os nomes dos candidatos promovidos para a Etapa Final. 

7.3. Ao final de cada Etapa Final, o júri escolherá em reunião secreta os candidatos vencedores de cada um dos prêmios. Um membro do júri, ou alguém indicado pelo mesmo, anunciará os vencedores dos prêmios daquela Categoria. 

7.4. O júri é soberano em suas decisões e não será questionado. Os participantes concordam em aceitar todos os resultados do concurso, contra os quais não caberá nenhum recurso.

 

8.     DEMAIS CUSTOS
 

8.1. Todos os custos decorrentes da participação no referido concurso são exclusivos de cada participante. A Escola de Artes Pró Música se isenta de qualquer responsabilidade referente aos mesmos.

Júri: Diego Munhoz, Gloria Raimondi e Pedro Sperandio

Coordenação: Isabela Siscari

Direção Geral: Carlos Wiik

diego munhoz.jpg

Nascido em Campinas, aos 11 anos de idade iniciou-se ao piano tendo aulas com a professora Elizabeth Carné Borges. Graduou-se em 2008 no Bacharelado em Piano Erudito na UNICAMP, onde foi orientado por Rafael dos Santos e Maria José Carrasqueira. Participou do Verbier Festival (Suíça) em 2009 com a flautista Marina Pierucci, com quem mantém um duo desde 2007; além disso, recebeu o prêmio de melhor pianista acompanhador na Bauru-Atlanta Competition em 2008. Atualmente, estuda na École Normale de Musique de Paris, na classe de piano de Helena Elias e de música de câmara de Chantal de Buchy. Em 2011 obteve seu diploma de ensino de piano e, em 2014, o diploma superior de música de câmara na mesma instituição. Obteve um diploma de concertista no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris na classe de Emmanuel Strosser. Desde 2010, mantém o Duo Aurore com a pianista Renata Bittencourt, premiado no Concurso Internacional de Piano a Quatro Mãos de Mônaco em 2016 e pela Fundação Cziffra em 2017.

Jurado

Diego Munhoz

67375798_731057603991162_726617340162080

Nascida em Porto Alegre, Gloria Raimondi iniciou sua educação musical em 2009, no Conservatório Carlos Gomes de Campinas/SP, onde frequentou o curso técnico como bolsista integral entre 2010 e 2012, fazendo parte da classe da professora Elisabete Rezze. No ano seguinte, após se formar no técnico, ingressou no bacharelado em piano na Universidade Estadual de Campinas, como aluna do Dr. Mauricy Martin, também tendo orientação da Dra. Luciana Sayure (USP). Atualmente, a pianista reside nos Estados Unidos dando continuidade aos seus estudos e trabalhos no mestrado. No Brasil, ainda trabalha como professora de piano particular, em masterclasses e workshops. Além disso, Gloria é ativa em recitais em Campinas e região, fazendo parte de grupos artísticos e como solista, promovendo cultura nas cidades do interior paulista.

Jurada

Gloria Raimondi

Iniciou seus estudos musicais ao piano em Campinas. Aos 14 anos, ingressava no Conservatório Carlos Gomes e, em 2012, obteve seu diploma de Bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (CMu/ECA-USP), sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Pedro obteve em 2017 o Diplôme Supérieur de Concertiste na classe da pianista russa Rena Shereshevskaya, na Ecole Normale de Musique de Paris, uma das distinções mais altas para um intérprete na França. Atualmente, o pianista conjuga suas atividades acadêmicas e profissionais com base em duas instituições: o conservatório de Colônia - Alemanha (Hochschule für Musik und Tanz Köln), onde cursa mestrado em Performance em piano moderno com Fabio Bidini, Cláudio Mehner e Paulo Álvares; assim como a Université de Paris-Sorbonne, onde realizou uma pesquisa de mestrado em musicologia sobre o compositor brasileiro Alexandre Lévy. 

Jurado

Pedro Sperandio

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 
Posts Em Destaque

Orquestra de Cordas Pró Música

March 10, 2018

1/1
Please reload

Estamos também no Instagram: @promusicacampinas
Visite-nos no Facebook
Localização

Av. Palmital, 41 - Jardim Flamboyant - 13091-133 - Campinas/SP
(19) 3295-7873

Segunda-Sexta 8h-21h

​Sábado 8h-13h